A Índia inteira na ponta dos dedos

A receita que hoje trago é invulgar. Para aqueles que não gostam de condimentos, que pensam que comida saudável é grelhados sem sal, ou cozidos com brócolos e um fio de azeite, desenganem-se os petizes. Trago hoje uma mistura de especiarias que é a base de quase todos os pratos indianos, e varia de província para próvinica, de Andhra Pradesh para Bombaim ou Goa. Sublinho Goa, pois tenho ascendência goesa, a minha avó e a família originária é de Goa, e cresci entre um misto de pratos angolanos,, portugueses e indianos. Tanto comia cozido á Portuguesa, como rapidamente a minha avó me entregava jarros de vidro com chacuti(molho ou prato) de manga ou limão para trazer para a minha ma~e, que os adorava para aprimorar pratos de grelhados ao Domingo. Ou ainda o caril de lulas e coco que a minha mãe prepara.

Quando celebrávamos um aniversário de uma tia, ou especialmente um casamento de algum primo, o snack em casa da noivo/noivo da família era certo ter chamuças caseiras bem picantes, papadum(pão extremamente picante e estaladiço),  e outras iguarias.

Resolvi muito recentemente abraçar com maior fulgor esta minha rica herança, e para lá do caril de frango, o mundo dos temperos e misturas para aprimorar carnes(especialmente de porco) começou a depsertar-me interesse.  este blend é comumente designado por Garam Massala, e tem algumas indretinets básicos comuns, sendo passível de variaçõs de região para região. Desloquei-me até ás lojas indianas do costume, onde quase já conheço os donos pelo nome, e comprei separadamente:

  • Coentros em pó
  • Cominhos em pó,
  • Gengibre seco( que podem fazer em casa, eu comprei directo),
  • Cravo-da-Índia,
  • Canela,
  • louro picado(piquei umas folhas que o vizinho nos deu),
  • açafrão das índias,

Como é óbvio, não pesei nem medi absolutamente nada. mantive as proporções semelhantes, pondo um pouco menos do gengibre cujo travo limonesco e fresco rapidamente se sobrepõe a todos os outros, moderei também a canela. A olho, adicionei cerca de duas colheres de sopa de cada um, e uma dos dois referidos acima.

Adicionei tudo excepto o gengibre e o louro a uma frigideira anti-aderente sem qualquer cobertura, em lume alto. Tostei as especiarias todas por alguns minutos, sempre mexendo e salteando. Após 5-7 minutos adicionei as folhas de louro reduzidas a pó e o gengibre  e saltei por mais 2 minutos. O cheiro é indescritível belo, guloso, apurado, perspicaz, energizante e aguçado Reservei por uns minutos para que esfria-se, coloquei tudo na picadora(tenho mesmo de comprar um moinho de café eléctrico) e piquei umas poucas vezes. Os aromas mesclaram-se ainda mais e uma densa nuvem de calor bateu-me na cara quando retirei a tampa da picadora. Guardei tudo num frasco de vidro e peguei na caneta de acetato.

Tenho agora um tempero que me dá a Índia inteira na ponta dos dedos.

One thought on “A Índia inteira na ponta dos dedos

Deixe uma Resposta

