Panqueca de Côco com molho de chocolate negro

As indulgências alimentares não têm de ser carregadas de açúcar, gorduras trans ou corantes, quimicos, conservantes, e outros que tais. Apresento aqui uma óptima solução para satisfazer um lanche da tarde, ou quem sabe acompanhar uma bola de gelado da Haagen-Dhaagz quando apetece mesmo muito.

Ingredientes

Para 6 panquecas médias, 8 pequenas:

– 300ml de clara de ovo,

– 50gr de farinha de côco,

– 1/2 colher de chá de Bicarbonato de Sódio,

-pitada de sal grosso marinho

– 2 colheres de sopa de ghee(manteiga clarificada) ou de óleo de coco

Observação Técnica: esta receita não leva gemas pelo simples facto de que quando são de boa qualidade(como as que usei, até a clara é espessa e bem agarrada á gema), têm um perfil lipidico de polinsaturados(omegas 3-6-9)mais favorável e a exposição da gema ao calor, desnatura e oxida um pouco estas propriedades.

Para o molho de chocolate:

– 50gr de chocolate negro(entre os 70-99% de cacau, depende do gosto)

–  duas colheres de sopa de leite de coco(se possível caseiro, ou sem aditivos e espessantes como a goma de guar ou xantana)

Ingredientes: a farinha de coco foi comprada no site Iherb, mas pode fazer em casa a partir de flocos de coco(precisa de um processador acima da média para obter a farinha). As lojas indianas também costuma ter desta farinha a preços cómodos

Preparação

Após adicionar as gemas dos seus ovos caseiros ao seu caldo de carne, ou após de as comer cruas, reserve a clara.😀

1. Sem brincadeiras desta vez: coloque 300gr de clara de ovo(se forem de boa qualidade não descarte a gema pelo amor da Santa) num  copo de misturadora, adicione canela a gosto e adicione as 50gr de farinha de coco. Se a consistencia for demasiado pastosa adicione água até obter o pretendido: uma pasta homogénea que escorra fluida mas lentamente e que permita formar um pequeno circulo no meio de uma frigideira sem grande dificuldade. Misture bem tudo. Adicione o sal e o bicarbonato. Envolva de novo e reserve para o bicarbonato actuar.

2. Como poderá constatar dei-me ao luxo de utilizar uma barra de Michel Cluizel de 99%. Não tinha mais nenhuma em casa, e por norma costumo usar o Lindt a 85%.

Pura magia em barra. Chego a ter pena de rasgar a prata protectora

3. Aqueça uma frigideira anti-aderente a lume baixo, com meia colher de sopa de uma das gorduras indicadas. deixe derreter e vá virando de modo a cobrir pelo menos o centro do recipiente.  Não é de longe o melhor material nem o mais seguro, mas ao reduzir o tempo de cozedura, a temperatura e o seu uso esporádico a pratos como este, já estará no bom caminho.  Adicione um pouco da msitura, de acordo com o tamanho pretendido: eu prefiro fazer mais pequenas(estilo american cookie) e fazer uma torre. YUM

Coloque um pouco da mistura no meio. Não cometa o erro de tentar cobrir o fundo todo da frigideira. Dá asneira.

4. Deixe fritar- sempre em lume baixo- por 3 minutos e vire com uma espátula. Aqui o pró já as vira com o famoso “ninja flip”. Repita o processo para a massa restante. Para um ar mais rústico, tente tamanhos diferentes. cada meia colher de sopa de gordura chega para 2 panquecas. Após isso, coloque mais uma noz de gordura na frigideira entre panquecas.

Dourada e marcada. Apetitosa não? Custa ter de esperar pelas outras.

5. Enquanto aguarda que as panquecas dourem dos dois lados, vá derrentendo o chocolate em banho maria. Após alguns minutos de ter partido o chocolate e este começar a derreter adicione uma ou duas colheres de leite de coco.

6. Com o processo acabado, espalhe o chocolate derretido por entre as panquecas ou a gosto. Desfrute na companhia da sua melhor “amiga”(ou amigo para a seguidoras) e com um copo fresco de chá de Ceilão(aromas de morango) com um toque de folha de menta. Pode adicionar pedaços de fruta. Imbatível para “estudar” a seguir, com a sua “amiga” ou “amigo”. ;😛

BOM APETITE!

A melhor parte da receita? rapar o chocolate do Recipiente em banho-maria. mentira é mesmo desfruta desta pequena torre de Pisa.

3 thoughts on “Panqueca de Côco com molho de chocolate negro

  1. Olá,
    Que receita deliciosa🙂

    A única farinha de côco que encontro é da Próvida é bio mas careira… diz que se encontra nas lojas indianas, será que pode mencionar onde ficam algumas dessas lojas? Em Lisboa ou Margem Sul.

    Em relação ao leite de côco, qual é a sua receita? Que côco usa? Tenho visto algumas feitas com o côco ralado normal dos supermercados mas não me convencem, aquilo é tudo menos côco…

    Parabéns pelo blog,
    Carmen

    • Boas Carmen!

      Obrigado pelas crítcicas positivas, motivam a fazer melhor e mais.

      Em relação ao leite de coco caseiro, esta é uma excelente receita: .

      De qualquer das formas, recomendo que dê uma vista de olhos nas lojas étnicas do Martim Moniz. Existe uma em especial, na rua do Poço Borratém que comercializa pacotes de cartão de leite de coco sem nada adicionado. A marca é Aroy-D, e evita comprar as latas que muitas vezes contêm metais pesados, como o PBA. Mesmo as latas de leite de coco organico que digam BPA Free podem conter outros metais que disruptem o funcionamento adrenal do nosso organsismo. Neste momento, com os horário de trabalho mais apertados, a única lata que consumo é sardinhas em azeite.

      Em relação á farinha de coco, no Shopping do Martim Moniz, também encontra farinha de coco em sacos de 1kg e 500gr, procure nas lojas mais recônditas.

      O coco ralado, pode utilizar de compra, mas pessoalmente sou fã de comprar coco a bom preço, prepará-lo em gomos ou finas fatias, secá-lo no forno a 80-100º e depois ralá-lo. Evitam-se processos mais obscuros de secagem do coco, que as companhias comerciais por vezes utilizam e não divulgam no rótulo.

  2. Olá Filipe!

    Ainda não fui a Lisboa procurar pelas coisas, mas encontrei hoje aqui pela minha zona o leite de coco Aroy-D em pacote e de 1Litro!?! Só encontrava latas…
    Eu estava tão feliz na loja que o homem deve ter pensado que eu era maluca hahahaha

    Chegamos a casa e fomos logo provar o dito, é tão delicioso!
    Hoje já coloquei o meu kefir no leite de coco.

    Obrigada Filipe :)))

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s