Espetada de Rim com Limão

Ingredientes( 4 espetadas):

 

  • 500gr de rim de vitela/vaca
  • 2 dentes de alho
  • Garam Massala
  • 1 limão grande
  • Vinagre
  • Sal marinho

O odor do rim de vaca é intimidatório para muitos. O travo a urina é certo, e os menos resilientes desistem logo á partida. Mas isto é principalmente decorrente de apenas terem cheirado este órgão cru. Vejamos como podemos alterar isto

1. O rim de vaca tem primeiro de ser bem limpo e preparado. O veio de gordura e tendão branco deve ser removido, e o rim separado em pequenos cubos, seguindo a sua forma natural. É um processo relativamente rápido. Após a sua separação, deverá ser colocado em água fria com vinagre, e marinar por 30-40 minutos. Adicione bastante vinagre, cerca de 8-10 colheres de sopa. Isto tratará de remover os odores.
2.Á parte, prepare a marinada: optei pelo Garam Massala, que conferirá um sabor muito idêntico ás carnes israelitas de borrego. Pique os dois dentes de alho, adicione sumo de meio limão e o Massala. Adicione uma pitada de sal e conserve.

Passados os 40 minutos, retire o rim da água, e adicione a marinada que preparou no passo anterior. Envolva bem, Se necessário, adicione mais Massala e sumo de limão na mesma proporção(1 colher de sopa de um para o outro). Leve ao frigorifico por 30 minutos, ou se preferir marine durante a noite. Reserve a marinada que sobrou para um fervedor ou pequeno tacho.

A carne já com a marinada

Preencha os paus de loureiro com a carne, fazendo o arranjo conforme lhe seja mais conveniente. Aqueça uma grelha ou chapa em lume médio alto, por 5-10 minutos. Coloque as espetadas e deixe no mínimo 3-5 minutos de cada lado a lume médio. Esta é uma carne que não quererá mal passada.


Enquanto estas cozinham, prepare o molho final. Adicione á marinada restante no fervedor/tacho cerca de duas-três colheres de sopa de ghee/manteiga clarificada. Aqueça em lume médio por 3-5 minutos e adicione o sumo de meio limão.

A ghee fica amarelinha torrada, especialmente se a manteiga que lhe deu origem for de boa qualidade

Emprate como melhor lhe agradar, vertendo a marinada com a ghee sobre as espetadas. Eu optei por servir as minhas com uma pequena salada de couve-roxa, cenoura e couve-portuguesa, fermentadas e rematei a refeição com um caldo de carne e cenoura baby e umas folhas de menta. Divinal.

Bom Apetite!

Voilá!”😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s