Hoje apeteceu-me algo fresco e ao mesmo tempo que preeche-se o palato com uma riqueza e cremosidade quase pecaminosa. Aproveitei uns lombos de salmão selvagem que tinha no congelador, peguei no azeite, no óleo de coco e nos ovos e lá fui preparar mais uma construção.
Maionese:
- 2 ovos inteiros
- 40gr de azeite
- 60gr de óleo de coco
- Sal marinho, pimentão doce, sume de meio limão
1. Juntar os ovos, uma pitada de sal, pimentão doce e o sumo do limão. Com um processador de comida ou varinha mágica, emuslionar por 1 minutos os ingredientes a velocidade baixa.
2. Juntar o óleo de coco liquido(reduza se o seu estiver solido) ao azeite. Com a velocidade baixa selecionada no utensilio acima mencionado, adicione apenas umas 5gr do preparado e deixe emulsionar por 1 minuto. Continue a adicionar 10-15gr das gorduras combinadas e emuslione cada uma destas doses durante cerca de 30-45 segundos.
3. Reserve no frio por 2horas antes de servir.
Salmão
1. Coza ligeiramente o salmão ao vapor, por cerca de 7-10 minutos
2. Adicione uma noz de ghee/manteiga clarificada a uma frigideira em lume médio/alto. Sele o lombo de salmão para dourar um pouco as faces.
3. Desfie em nacos generosos(ou mais finos, a gosto), adicione a maionese e a salsa picada. Envolva bem. Tempere com um toque de gengibre ralado, umas gotas de limão e uma pitada de pimenta branca.