Queques de Cacao

Confesso não ser fã acérrimo de comidas processadas, sejam caseiras ou comerciais. No entanto, existem sempre excepções á regra, que podem perfeitamente enquadrar-se num estilo de vida saudável e agradável, com peso e medida.

Hoje apresento exactamente uma dessas excepções, para quando nos apetece algo de difeente sem provocar necessariamente uma mossa colossal na nossa saúde: queques de cacao. 

Ingredientes

  • 25gr de farinha de côco,
  • 25gr de cacao em pó(100% cacau, não chocolate instantaneo),
  • 20gr de mel de boa qualidade,
  • 20gr de óleo de coco,
  • 10gr de manteiga de pasto clarificada,
  • 3 ovos caseiros grandes,
  • 1 colher de café de sal marinho e outra de bicarbonato de sódio,
  • formas de alumínio/semelhantes
  • Opcional: Pepitas de Cacao e 30 gr de coco ralado

Processo

1. Prepare dois recipientes: num coloque o cacao em pó, a farinha, o sal e o bicarbonato de sódio. No segundo, coloque os ovos á temperatura ambiente, o mel, a manteiga e oleo de coco previamente derretidos.

2. Misture homogeneamente os ingredientes húmidos. Adicione o recipiete com os ingredientes secos aquela. Envolva bem até consistente tipo mousse. Caso opte por adicionar o coco seco(coco fresco cortado em fatias, seco no forno entre 80-100º, reduzido na picadora e conservado num jarro ermético) , adicione-o neste passo. Conferirá textura ao interior do queque.

Dica: prepare-se para um bom trabalho de 2-3 minutos de antebraço e bicep. É o mínimo que se pode pedir para ter direito ao resultado final.

3. Preencha as formas com a mistura, na quantidade de queques desejado. Eu enchi cerca de 6. Opcional: decore com pepitas de cacau. Leve ao lume entre os 100-140º, por 30-45minutos. Prefiro temperaturas mais baixas para evitar degradar a proteína dos ovos e oxidar os omegas das gemas.

Controle a cozedura dos mesmos com o método do palito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Espere 10-15 minutos antes de desenformar. Desfrute com um copo de iogurte grego caseiro ou um fresco copo de leite de côco e gengibre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s