Saúde pela Manhã

Revirando os armários da cozinha por ingredientes para um snack matinal, entornei sem querer um frasco de vidro com uma mistura de cereais e café. Um resquício que pessoalmente não consumo, mas não vivo sozinho. De repente, veio á memória o bom cheiro dos cappucinos feitos com aquela mistura, o creme espesso e reticulado a esfumaçar de uma caneca de cerâmica numa manhã amena de Domingo.

E pus mãos ao trabalho. Separei 4 gemas dos ovos caseiros que os meus vizinhos alentejanos atenciosamente me presenteiam, uma colher de chá de canela,e  o ingrediente final: chicória.

Porquê a Chicória?

1. Variedade na sáude. É mais um ingrediente com algumas potencialidades metabólicas interessantes, entre as quais o facto de conter fibra prebiótica, especialmente importante na manutenção de uma flora intestinal saudável. Pela consulta de várias publicações que sigo, entre as quais o autor Robb Wolf e o Chris Kresser, venho a dedicar algum interesse á importância do bioma que é o nosso intestino, especialmente ás populações de bactérias que por um lado assistem aos processos digestivos e por outro libertam compostos enzimático fulcrais na manutenção de uma resposta imunológica adequada a agentes patogénicos, assegurando muitas vezes a sua eliminação no próprio processo digestivo. Não me quero aqui alongar sobre este tema, visto um artigo sobre o mesmo estar aí a sair. Entretanto, considerem a leitura deste artigo sobre a ligação entre a obesidade e a flora intestinal  e de um grande site: Human Food Project. 

2. Sabor. tem um travo acidico similar a um café de boa torrefacção, que joga muito bem com cremosidades ou gorduras: manteiga, gemas, leite de coco, oleo de coco.  A textura é também agradável.

3. Não abusar no consumo de café: Sou um grande apreciador de café, mas não gosto de abusar na dose. A raiz de chicória torrada é uma excelente alternativa em termos de sabor, não acentua danos adrenais pré-existentes, e pode perfeitamente beber-se antes de ir deitar sem causar energia ou produção de cortisol, inibidores e depressores do sistema nervoso. Não refiro com isto que se elimine o café, continuo a beber o meu, até porque da forma como apregoo o seu consumo , mantém-se teores de antioxidantes muito interessantes na prevenção de doenças cardiovasculares, na melhoria de marcadores metabólicas como a glicemia e ainda se combate o cancro.

 

A preparação desta bebida limita-se á colocação das gemas separadas das claras num processador de cozinho, juntamente com a chicória preparada com água fervida á parte. Misturar tudo até se obter cerca de 1/3 de espuma para cada respectiva de chicória preparada.  Fica qualquer coisa como a chávena abaixo, variando a tonalidade consoante a torra da raiz  e a quantidade adicionada. Para uma chávena de sabor vincado, cerca de 5gr são suficientes.

Imagem

Comecem o dia com uma dose bem apetecível de uma carga de micronutrientes(4 gemas crúas, mesmo á Rocky Balboa) e um sabor irresignável a terra molhada e lenha na lareira!

One thought on “Saúde pela Manhã

  1. E o mais fantástico, temos chicória a crescer POR TODO O LADO em Portugal.🙂 Pode ainda ser uma coisa gira para fazer com os miúdos ao fim-de-semana… Apanhar chicória durante uma caminhada e torrar as raízes em casa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s